Buscar
  • Tobi

Sem tempo, irmão? Começa com a pré-produção.

Ahh o Natal! Que época maravilhosa...

...para entrar em dezenas de projetos diferentes! 😫

Lista de projetos e atividades no início de Dezembro

Foi com a lista ao lado que comecei a minha época natalina!


Colocando dessa forma parece que estou reclamando, mas a verdade é que é bem longe disso.


As músicas de natal sempre me sensibilizaram bastante. Gosto muito de observar arranjos e produções visuais dessa época. Parece que tudo sempre combina. Então participar disso com minhas produções, arranjos ou instrumentos sempre me deixou bem animado.


Bom, o fato é que independente de eu achar bonito ou não eu estava com muitos projetos diferentes e isso estava me deixando bastante preocupado.


Sabe aquela sensação de que você não vai dar conta quando está com muita coisa no colo? Então, era mais ou menos assim que eu estava me sentindo, até porque ninguém gosta de viver trabalhando, mesmo que seja com atividades divertidas. Comigo não é diferente e entre uma produção e outra eu precisava continuar vivendo minha vida social, mantendo as séries em dia, gravando o Blues do Fim dos Tempos, etc.


Nesse momento que estamos com muitas coisas ao mesmo tempo parece que a procrastinação fala ainda mais alto e a tendência é de deixar tudo para a última hora e vamos combinar... Não da pra perder o prazo do natal!


Definitivamente perder prazo não fazia parte dos meus planos.


São momentos como esse que é preciso tirar um tempo para se organizar.

Não vamos confundir organização excessiva (burocracia e processos) com organização básica. Adicionar camadas extras pode ser mau uso do tempo, então muito cuidado ao burocratizar a produção.


Quero propor colocar em prática uma das etapas que é mais deixada de lado por quem está começando: a pré-produção. Percebe que é completamente o contrário de perder tempo? Pensa naquela velha máxima de gastar um pouco agora para economizar muito lá na frente.


Ainda vou falar bastante sobre pré-produção aqui no blog e comentar a minha experiência nessa etapa do projeto, mas por hora eu quero deixar duas dicas iniciais - básicas e super importantes:


1. Aprenda a usar planilhas excel.


Antes de começar qualquer projeto crie uma planilha com todas as etapas da produção: desde o contato inicial com o projeto, definição de formato, agenda, equipe e arranjos; passando pela execução em si - todas as etapas da gravação, edições, vídeos, mix, master; e chegando na pós-produção - divulgação, campanhas, email marketing, instagram, etc.


A dica também é criar sempre no mesmo formato, assim você não perde tempo ao iniciar um novo projeto. Basta copiar a planilha anterior.


Mantenha também rastreio do tempo que você costuma levar em cada etapa do projeto. Isso vai te ajudar a estimar o tempo necessário para novos projetos. Coloque a informação de uma maneira simples, tanto para escrita como para leitura. Para cada etapa existe uma data início e uma data fim, simples e direto.


Não negligencie as tarefas menores, porque elas também tomam tempo. Lembra que falei de procrastinação né? Um fator de motivação usado em grandes projetos é a celebração das pequenas vitórias. Não deixe de celebrar ao finalizar as tarefas pequenas, isso vai servir de um combustível para continuar produzindo.


Por fim, dê preferencia as ferramentas online de organização. Use o google drive, por exemplo, que além de te dar espaço gratuito já oferece essas ferramentas de forma nativa. Assim você pode estar sempre conectado a elas.


2. Defina prazos específicos para suas tarefas e para as tarefas daqueles que estão trabalhando com você.


Todas as tarefas precisam ter um prazo final. Mantenha isso em mente e na sua planilha! Finalizar cada atividade no tempo pré-determinado é fundamental para uma boa execução de qualquer projeto.


Nesses projetos de natal eu tive muitos tipos de atividades diferentes: criação de arranjos; guia; gravação instrumental e voz; vídeo; mixagem; edição; etc., e também contei com a ajuda de várias pessoas diferentes. Essas pessoas entraram nos projetos comigo sabendo de todas as etapas e datas. Pode parecer um pouco rude, mas faz parte da organização: ou você atende a data proposta ou o projeto não é finalizado. Mantenha essas datas sempre com você e não tenha medo de compartilhar elas com todos.

Essas duas dicas inicias são pra te ajudar a começar e mesmo que eu ainda não tenha compartilhado as planilhas que eu uso, comece a se programar do seu jeito.


Não esquece: dedique tempo para a pré-produção!


Pra cima!,

Tobi

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo